sábado, 3 de setembro de 2011

Instalação e uso do Software para Arduino no Windows


Este documento explica como conectar a placa Arduino ao computador e carregar o seu primeiro programa. ( Tradução do original em http://arduino.cc/en/Guide/Windows.)



1 | Aquisição de uma placa Arduino e cabo USB
Neste tutorial, vamos supor que você está usando um Arduino Uno , Arduino Duemilanove , Nano , ou Diecimila .
Você também precisa de um cabo USB padrão (Plug tipo a-b): do tipo que você conecta a uma impressora USB, por exemplo.

2 | Faça o download do ambiente de Software do Arduino

Obter a última versão na página de download .
Ao terminar o download, descompacte o arquivo baixado. Dê um duplo clique na pasta para abri-la. Deve haver alguns arquivos e sub-pastas dentro.

3 | Ligue a placa

O Arduino Uno, Mega, Duemilanove e Nano, obtêm automaticamente o consumo de energia a partir de qualquer conexão USB com um computador ou através de uma fonte de alimentação externa.
Se você estiver usando uma Arduino Diecimila, você precisará verificar a configuração, para ter certeza de que a placa está configurada para extrair energia a partir da conexão USB. A fonte de energia é selecionado com um jumper, um pequeno pedaço de plástico que se encaixa em dois dos três pinos entre o USB e os conectores de energia.
Ao conectar a placa Arduino ao seu computador usando o cabo USB, o LED verde de energia (rótulo PWR) deve se acender.

4 | Instale os drivers

Instalação de drivers para o Arduino Uno para Windows7, Vista ou XP:
  • Conecte a sua placa do Arduino ao computador e aguarde o Windows iniciar o processo de instalação do driver. Após alguns momentos, o processo de instalação irá falhar.
  • Clique no menu Iniciar e abra o Painel de Controle.
  • Estando na janela do Painel de Controle, navegue até Sistema (e Segurança). Em seguida, clique em Hardware, logo após entre no "Gerenciador de dispositivos".
  • Procure por "Portas (COM & LPT)". Você deverá ver uma porta aberta com o nome "Arduino UNO (COMxx)" ou "USB Serial Port (COMx)"
  • Duplo clique sobre a porta do Arduino, vá a aba "Drivers" e escolha a opção "Atualizar driver de software".
  • Em seguida, escolha a opção "Procurar o meu computador para o driver de software".
  • Finalmente, navegue nas pastas de instalação (Sub pasta Drivers) e selecione o arquivo chamado "ArduinoUNO. Inf", localizado na pasta "Drivers" do Software Arduino download.
5 | Executando o IDE (Ambiente Integrado de Desenvolvimento) do Arduino

Dê um duplo clique no aplicativo Arduino, na pasta Arduino0022.

6 | Abra o exemplo piscar (Blink)

Abra o esquema exemplo de piscar o LED: File - Examples - 1.Basics Blink.

7 | Selecione o seu modelo

Você precisará selecionar o item no menu Tools - Board; que corresponde ao seu Arduino.
Selecionando o Arduino Uno
Para as placas com o microcontrolador ATmega168, selecione Arduino Nano Duemilanove ou w / ATmega168. Anteriormente, as placas Arduino vinham com o ATmega168.

8 | Selecione a porta serial

Selecione a porta serial do Arduino no menu Tools | Serial Port. Esta é provavelmente a COM3 ou superior (COM1 e COM2 são normalmente reservados para portas seriais de hardware). Para descobrir, você pode desconectar a placa Arduino e re-abrir o menu; a entrada que desaparece deve ser a placa do Arduino. Reconecte a placa e selecionar a porta serial.

8 | Enviar o programa

Agora, basta clicar no botão "UpLoad" no menu do ambiente. Aguarde alguns segundos - você deve ver os LEDs RX e TX piscando na placa. Se o carregamento for bem sucedida, a mensagem "Done uploading." aparecerá na barra de status.

Alguns segundos após o término do upload, você deve visualizar o LED do pino 13 na placa, piscar. Se isso acontecer, parabéns! Você esta com o Arduino instalado e funcionando.
Se você tiver problemas, consulte o sugestões de solução .
Você pode também querer olhar:
  • os exemplos para a utilização de vários sensores e atuadores
  • referência para a linguagem Arduino

O texto do guia de introdução Arduino está licenciada sob uma License Creative Commons Attribution-ShareAlike 3,0 .Amostras de código no guia são liberados para o domínio público.


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